Buscas de Ateliê
Narrativas e contextos artísticos e pedagógicos através do olhar da pessoa artista-educadora e atelierista
A presente obra propõe uma reflexão fundamentada, alicerçada na análise de narrativas artísticas e pedagógicas, explorando os contextos vivenciados tanto na função de artista-educador, no âmbito da educação não formal, como na de professor de arte ou atelierista, no contexto da educação foramal. Ao longo dessa trajetória, as narrativas são construídas a partir de interseções que revelam diferentes formas de intervenção social através da arte, delineando uma metodologia centrada na tríade pedagógica composta pela arte, o brincar e a política social.O modelo de tríade apresentado, que articula a experiência artística, o lúdico e a política, constitui uma abordagem ampla e multifacetada para a análise pedagógica. Ao destacar a imaginação como uma força essencial e transformadora, sublinha-se a importância de uma educação que transcenda a mera transmissão de conhecimentos, promovendo o desenvolvimento integral do indivíduo por meio da arte e do brincar.Através das suas múltiplas linguagens, a arte possui o potencial de fomentar aprendizagens em diversas áreas do conhecimento, e este livro reflete essa perspectiva. Ao confrontar as narrativas investigadas com as bases teóricas que sustentam o estudo, novas linhas de pensamento e descobertas emergem, oferecendo contribuições relevantes para futuras investigações no campo e sinalizando um novo papel para a figura do atelierista na educação.
Editora e livraria de livros e publicações em geral. Ebooks